Seguidores

quarta-feira, janeiro 29, 2014

COMO MONTAR UM ALTAR 2

Na Wicca usamos um altar como foco e também para estabelecer um espaço sagrado. É sobre ele que ficam os Instrumentos Mágicos, um conjunto de objetos ritualísticos com o qual o Bruxo trabalha e que são usados durante as cerimônias, quando realizamos um feitiço, consagramos um talismãs, etc. O altar é o nosso portal de comunicação com os Deuses e é visto como uma oferenda física e espiritual ao Divino além de representar nossa mente subconsciente.

Assim, o altar sempre é tratado com reverência pois ele não só suporta símbolos que representam o Sagrado mas também a essência dos elementos da natureza, que estão dentro e fora de nós, lembrando-nos que tudo o que é realizado sobre o altar é feito em honra a eles.

Obviamente os Wiccanianos sabem que os Deuses não moram no altar, simplesmente os utilizam como meio de comunicação com eles. A palavra altar vem do grego "altum" que significa "lugar elevado". Desta forma, o altar transforma-se em um lugar onde elevamos nossa consciência ao Divino.

A maioria dos Wiccanianos reservam um pequeno espaço em suas casas onde dispõem o seu altar, deixando-o montado permanentemente. Isso serve como um lembrete, voltando nosso pensamento ao Sagrado todas as vezes que olharmos em direção a ele. Outros Bruxos montam o desmontam o seu altar à cada cerimônia religiosa.

O altar Wiccaniano sempre fica voltado para o norte que além de ser o eixo magnético da terra está ligado à energia feminina e consequentemente à Deusa Mãe, mistérios e crescimento. Como sobre o altar sempre ficam objetos que nos remetem aos elementos, voltá-lo ao norte o liga diretamente à Terra onde todos os outros elementos se sustentam.

Quando montamos um altar devemos ter em mente que ele se divide em dois lados, o esquerdo representando a Deusa e o direito o Deus.

Sendo assim, quando dispomos sobre o altar estátuas ou símbolos que representam o Sagrado Feminino e Masculino, devemos levar isso em consideração.

Geralmente o altar é disposto com uma estátua da Deusa do lado esquerdo, a do Deus do lado direito. Símbolos femininos como cálice, flores são colocadas do lado da Deusa e os masculinos como athame, bastão são colocados do lado direito que simboliza o Deus

Cada canto do altar está ligado a um elemento da natureza.

O norte, como dito anteriormente, representa o elemento terra, o leste está ligado ao ar, o sul ao fogo e o oeste simboliza a água.

Um sino, tocado para marcar o início e final dos rituais, é colocado ao leste. O sino também é tocado para marcar momentos importantes dos rituais.

Fotos e objetos que possuem uma importância significativa para o Bruxo também podem fazer parte do altar de forma que seu pensamento seja remetido à momentos e pessoas que lhe tragam a sensação de felicidade e segurança.

Velas para representar a Deusa e o Deus também são dispostas na superfície do altar. As cores de velas mais usadas são o preto para representar a Deusa e o branco para o Deus, colocadas do lado esquerdo e direito respectivamente. Muitos colocam uma vela vermelha ao centro do altar representando a Arte e a face mãe da Deusa. Outras cores como o azul, prata e violeta também são largamente usadas para simbolizar a Deusa e o verde, marrom e dourado para o Deus.

Geralmente o altar é disposto em uma mesa de madeira, já que ela é uma ótima condutora de energia além de nos ligar diretamente à natureza. No entanto qualquer espaço plano pode ser usado para montar um altar. Muitos Wiccanianos estabelecem seu altar até mesmo no chão, acreditando que isso os coloca em contato mais direto com as forças telúricas.

Óleos mágicos, incensos, pedras também são encontradas com freqüência sobre os altares Wiccanianos

Se você não sabe ao certo onde estabelecer seu altar pense nas seguintes questões quando decidir criá-lo:

1- Para o que seu altar será usado? Como um foco para estabelecer contato com os Deuses ou como um local de meditação e contemplação?

2- Ele será usado para a realização de encantamentos e feitiços ou será um espaço exclusivamente devocional?

3- O quão grande ele precisa ser para servir a estes propósitos?

4- Ele pode ficar disponível aos olhos curiosos ou deverá ser montado em um lugar reservado?

5- Ele terá velas acesas com freqüência sobre sua superfície? Se sim quais medidas preventivas deve tomar para evitar acidentes?

6- O que você deve colocar sobre ele para parecer agradável aos seus olhos?

Você pode refletir em muitos outros critérios, como altura e formato do altar, que serão um bom ponto de partida para o seu estabelecimento. O importante é que todas as coisas colocadas sobre o altar façam sentido para você de forma que saiba o porquê está colocando tais utensílios sobre ele.

Aqui encontra-se um pequeno exemplo de como estabelecer um altar básico padrão. Use sua criatividade para dar o seu toque de personalidade.



Tudo o que você colocar sobre seu altar deve servir para algum propósito e representar alguma coisa. Jamais coloque um Cálice do lado esquerdo do seu altar só por que você leu em algum lugar se isso não tiver significado para você. Proceda da mesma maneira com tudo.

Lembre-se, o altar representa a sua essência e por isso deve vibrar em ressonância com o seu ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.