Seguidores

domingo, maio 08, 2011

HOCUS POCUS

Encantamento

A ceia - obra de Nicola Constantino



Pleno de paixão diante do corpo despido da amada, ereção incontida, o sacerdote dizia solene: 'Hoc est corpus, Hocus Pocus'!


Hocus Pocus é o nome de um encantamento utilizado por mágicos do século XVII (hocus pocus, tontus talontus, vade celerita jubes) com a função de criar um ar de mistério em suas perfomaces.
A origem do termo permanece obscura. Alguns acreditam que deriva da forma latina empregada na eucaristia católica romana, quando o sacerdote diz "hoc est corpus" (este é o corpo). Esta tese não é muito aceita, pois os mágicos não ousariam ofender a Igreja (na época bastante autoritária) usando o momento mais sagrado de sua celebração religiosa numa forma vulgar como truques de mágica. Há a teoria de que o "Hocus Pocus" teria se originado a partir do nome de um lendário mago italiano - Ochus Bochus. Uma tese que deve ser considerada é a de que o encantamento venha do galês hocea pwca (o truque do pwca).
O "Hocus Pocus" deixou seus vestígios na língua inglesa - a expressão passou a significar, no sentido mais amplo, truque ou fraude. Talvez seja também a raiz de uma outra palavra - hoax - que significa impostura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.