Seguidores

quarta-feira, janeiro 29, 2014

SIGNIFICADO DA VASSOURA

Mas, no fundo, qual o verdadeiro significado da vassoura de bruxa e por que as bruxas voam em suas vassouras?

Essa lenda é muito mais antiga do que podemos imaginar! Surgiu antes de Cristo, nos ritos das colheitas, onde as mulheres mais velhas pegavam suas vassouras, colocavam-nas entre as pernas e saiam percorrendo os campos alegremente por entre as plantações, como forma de agradecimento à natureza pela dádiva da colheita, da vida e do alimento. Saltavam entre as plantações, pois quanto maior o salto, maior seria o tamanho da planta a ser colhida. Esta cena dava a impressão de que elas levitavam e como não se via os pés tocando no chão, a visão que se tinha ao longe é de que estavam voando em suas vassouras. Essa fama se espalhou e se mantém até hoje. Essa é uma das lendas associadas às vassouras voadoras e suas bruxas maravilhosas.

Mas vamos ao significado deste símbolo!

A vassoura representa o elemento Ar e é utilizada para limpar não só o físico, mas também, o energético, e dependendo da forma como é colocada na casa ela também nos defende e nos protege. Apesar de sua simples aparência é um símbolo de poder sagrado, unindo em si o poder do masculino (cabo) e do feminino (cerdas). Seus movimentos abençoam ou afastam as almas que vagueiam. Colocada atrás da porta afasta, da casa, pessoas indesejáveis (Stregha)é a palavra em italiano para Bruxa, de onde vem a origem de colocar a vassoura atrás da porta.. No Handfasting(Cerimônia de Casamento Wiccano), o casal pula a vassoura para iniciar um novo ciclo de vida, deixando o passado para traz.

Com fitas coloridas amarradas em seu cabo, símbolos gravados ou simplesmente imantada com a sua energia, a vassoura se torna uma extensão sua e indispensável em sua casa. Deixe a sua imaginação voar e prepare a sua vassoura. Bons vôos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.